O FOCUS conecta currículo, avaliação e prática docente. Ele simplifica os resultados das avaliações de larga escala e apoia gestores e professores na construção de planos de ação claros e direcionados para a recomposição das aprendizagens.
Tudo acontece em etapas, sempre de forma personalizada para cada rede:
Começamos analisando os dados e o currículo da rede. Assim, entendemos o perfil dos estudantes, os desafios e as metas para o ano letivo. Alinhamos o currículo com matrizes oficiais (como Saeb ou avaliações estaduais) para identificar pontos de atenção e sugerimos uma organização por períodos letivos, que valorize as progressões de aprendizagem.
Usamos as avaliações de larga escala que a rede já aplica (diagnósticas ou formativas) para gerar um retrato claro da aprendizagem. A partir do referencial curricular da Motrix, conseguimos interpretar diferentes instrumentos e relacionar os resultados diretamente aos conteúdos e níveis de aprendizagem.
Apresentamos os resultados de forma simples, em linguagem prática e próxima do trabalho do professor, e distribuímos os estudantes em quatro níveis de aprendizagem: Avançado, Adequado, Menores dificuldades e Maiores dificuldades.
Assim, fica fácil enxergar os progressos já conquistados e identificar onde cada turma precisa de mais apoio.
Com base no resultado, recomendamos os conteúdos que precisam ser recompostos em cada período letivo e propomos uma trilha de recomposição que se encaixa no currículo, sempre com foco no que mais impacta a aprendizagem.
Para cada conteúdo priorizado, criamos planos de ação que orientam a recomposição das aprendizagens e ajudam a turma a seguir avançando no currículo.
Os planos de ação incluem:
Durante o ano, acompanhamos o uso dos planos de ação junto às equipes pedagógicas da rede e geramos relatórios simples e claros. Eles mostram padrões de acesso e aplicação, ajudam a identificar novas necessidades, valorizar boas práticas e orientar formações, sempre como apoio, nunca como controle.
E a cada nova avaliação, renovamos o processo: análise da avaliação, priorização, planos de ação e acompanhamento. Ao final do ano letivo, revisamos o currículo com base nos avanços alcançados. Como o aprendizado de um ano muda o ponto de partida do próximo, ajustamos o planejamento para que os estudantes sigam sempre avançando!