Transformamos
resultados em ação!

O FOCUS conecta currículo, avaliação e prática docente. Ele simplifica os resultados das avaliações de larga escala e apoia gestores e professores na construção de planos de ação claros e direcionados para a recomposição das aprendizagens.

Como o FOCUS funciona?

Tudo acontece em etapas, sempre de forma personalizada para cada rede:

Conhecemos a sua rede

Começamos analisando os dados e o currículo da rede. Assim, entendemos o perfil dos estudantes, os desafios e as metas para o ano letivo. Alinhamos o currículo com matrizes oficiais (como Saeb ou avaliações estaduais) para identificar pontos de atenção e sugerimos uma organização por períodos letivos, que valorize as progressões de aprendizagem.

Analisamos as avaliações

Usamos as avaliações de larga escala que a rede já aplica (diagnósticas ou formativas) para gerar um retrato claro da aprendizagem. A partir do referencial curricular da Motrix, conseguimos interpretar diferentes instrumentos e relacionar os resultados diretamente aos conteúdos e níveis de aprendizagem.

Organizamos os resultados

Apresentamos os resultados de forma simples, em linguagem prática e próxima do trabalho do professor, e distribuímos os estudantes em quatro níveis de aprendizagem: Avançado, Adequado, Menores dificuldades e Maiores dificuldades. 

Assim, fica fácil enxergar os progressos já conquistados e identificar onde cada turma precisa de mais apoio.

Priorizamos o currículo

Com base no resultado, recomendamos os conteúdos que precisam ser recompostos em cada período letivo e propomos uma trilha de recomposição que se encaixa no currículo, sempre com foco no que mais impacta a aprendizagem.

Criamos planos de ação para a sala de aula

Para cada conteúdo priorizado, criamos planos de ação que orientam a recomposição das aprendizagens e ajudam a turma a seguir avançando no currículo. 

Os planos de ação incluem: 

  • Estratégias de aceleração: uso de metodologias ativas, materiais concretos e atividades em grupo. 
  • Adaptação por nível: indicações diferenciadas para alunos em diferentes níveis de aprendizagem, garantindo equidade e respeito ao contexto local. 
  • Detalhes práticos: número de aulas sugerido, momento ideal de inserção no currículo, materiais necessários e uma rubrica para acompanhar a evolução dos estudantes. 
  • Formação contínua: cada plano é também um instrumento de desenvolvimento docente, estimulando práticas colaborativas e recorrentes.

Apoiamos com acompanhamento e relatórios

Durante o ano, acompanhamos o uso dos planos de ação junto às equipes pedagógicas da rede e geramos relatórios simples e claros. Eles mostram padrões de acesso e aplicação, ajudam a identificar novas necessidades, valorizar boas práticas e orientar formações, sempre como apoio, nunca como controle.

Consolidamos avanços e planejamos o futuro

E a cada nova avaliação, renovamos o processo: análise da avaliação, priorização, planos de ação e acompanhamento. Ao final do ano letivo, revisamos o currículo com base nos avanços alcançados. Como o aprendizado de um ano muda o ponto de partida do próximo, ajustamos o planejamento para que os estudantes sigam sempre avançando!

A abordagem integral do FOCUS gera

benefícios para toda a educação!

Para a rede de ensino:

  • Visão sistêmica da rede que apoia a tomada de decisão 
  • Qualificação para recebimento de recursos federais e estaduais

Para a escola:

  • Visão sistêmica da escola orientada para o desenvolvimento local
  • Apoio para planejamento pedagógico estratégico

Para o professor:

  • Olhar individualizado e antecipado sobre cada estudante
  • Orientações didáticas personalizadas para recompor e avançar no currículo

Para os estudantes:

  • Aprendizagem direcionada ao seu desempenho
  • Fortalecimento da autoestima e da motivação para estudar

Fale conosco










    ;